O soldado e a Colombina


Meu tio, Deval era muito engraçado. Quando chegava o Carnaval  ele dizia que meus avós haviam se encontrado na folia. E acrescentava que foi o "passo do ganso"* que meu avô seduziu a bela mocinha.  Todo ano era a mesma história. Minha avó simplesmente sorria. Meu avô só pigarreava e fingia que não ligava. Eu assisti por anos a fio, meu tio reproduzir essa pantomima**.
Foi num dia de folia de 1985 que esse meu tio partiu para outra vida, anos depois foi a vez da minha querida vozinha. E eu fiquei assim, abandonada. No Carnaval de 1994, enquanto meu avô  segurava a minha filha no colo vestida de bailarina, tomei coragem e perguntei de chofre: "Fale a verdade vô, o senhor conheceu minha avó na folia?" Ele  me olhou nos olhos e disse: "Você foi a única que não  se esqueceu dessa história menina. Pra bem da verdade, foi no Carnaval que roubei o coração de sua avó. Eu era soldado raso e ela uma linda colombina."

*Passo do ganso:Uma marcha militar agressiva projetada para intimidar e proclamar a ferocidade
**Pantomima é um teatro gestual que faz o menor uso possível de palavras e o maior uso de gestos através da mímica. É a arte de narrar com o corpo.

Comentários

  1. que lindo!!! o que mais gosto nos seus textos é que lendo consigo visualizar a cena ou mesmo me imaginar vivenciando-a!!! parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Síndrome de pavão

Sem Glória