Síndrome de pavão


"- Onde estão os meus defeitos?" lembro-me desta pergunta toda vez que eu vejo alguém se pavonear. É engraçado como as pessoas do tipo "pavão" gostam de exaltar os seus feitos, suas habilidades, sua suposta sabedoria,... vivem intensamente o seu umbigocêntrismo.
Há pavões que gostam de exibir seus bens como "roupas caras", "carros importados", ... ostentam os bens como se fosse algo precioso, de valor ímpar, ou seja, atribui as coisas o efeito de seu caráter. Agem como se fossem melhores do que aqueles que usam roupas simples, que não possuem carros,... Agarram-se aos objetos como se fossem seu cartão de visitas,  a razão de viver e valor  humano.
Há pavões que gostam de expor sua sapiência, seu academicismo, sua "alta-cultura",... possuem um falar empolado, torcem o nariz para a cultura do povo, reprovam as variações linguísticas, censuram tudo e todos. Eles são esnobes acreditam "nas suas verdades" e superioridade de suas convicções.
Há pavões que vivem unica e exclusivamente do "culto ao corpo"
, vivem procurando algo que precisa de mudado em si e costumam valorizar sua aparência em detrimento da desvalorização do outro. Vivem em prol da dieta da moda, do suplemento fantástico, das horas gastas nas acadêmias,... Possuir um corpo de "deus grego" é a sua meta.
Como são inúmeros os tipos de pavonismo levaria muito tempo descrevendo-os, mas isso não é o caso, pois retomemos a questão: "Onde estão os meus defeitos?" Acredito que toda a pessoa que se questiona, tem humildade de reconhecer suas imperfeições, possui um modo de viver mais leve. Porque naturalmente seu caráter desponta pelas suas boas ações, pelo reconhecimento dos seus erros, pelas palavras simples e objetivas, pela leveza de ser o que é, ou seja, um ser humano como outro qualquer, nem melhor e nem pior do que ninguém, plural e singular. Aquele que respeita o outro com todas as suas adversidades e qualidades. 
Enfim, os pavonistas que me desculpem, mas para mim simplicidade é tudo de bom.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sem Glória