Reminiscências de um sonho (parte2)
A pequena Gioconda guardou na memória por muitos anos o passeio que fez no convés do Colombo com seu pai. Afinal, a dura viagem que se estendeu por longos dias dava-lhe a sensação de ter durado meses, e porque não dizer anos.
Quando vapor deixou o porto de Gênova no inicio da primavera o calor já se pronunciara, mas a menina teria que usar vestidos escuros pois estava em estado de luto por causa do falecimento de sua mãe.Na verdade os vestidos incomodavam menos que o distanciamento de seu pai.
Giuseppe era um homem bem alto, educado e comunicativo tinha empreendimentos diversos, era respeitado por sua comunidade. Contudo, desde o inicio da doença da esposa ficou distraído. Seu semblante refletia sua agonia e preocupação. Quando a esposa veio a óbito estava sem forças e deprimido. Ficou aproximadamente vinte dias trancafiado no quarto, deixando sua única filha aos cuidados de sua irmã mais velha, Maria.
Maria cuidava da menina e de seu irmão com grande afinco, relegando sua vida pessoal a segundo plano. Tentou administrar alguns dos empreendimentos, que longe do gerenciamento de Giuseppe estava entregue nas mãos de seus funcionários.
Em uma das idas ao mercado municipal ouviu o comentário que muita gente estava indo para o Brasil, pois lá tudo o que se planta dá e assim poderiam construir um novo rumo.
Essa ideia reascendeu a esperança, quem sabe novos ares permitiriam um renascer para Giuseppe, quanto para ela. Voltar a vida...
Por semanas, Maria tentou convencer o irmão. Por sua vez ele simplesmente não dava-lhe atenção, até que um dia...
Por semanas, Maria tentou convencer o irmão. Por sua vez ele simplesmente não dava-lhe atenção, até que um dia...
Comentários
Postar um comentário