Coisas de menino


arquivo pessoal by Lu Ribeiro

"- Sai daí garoto!" Ele fingiu que não ouviu, continuou amarrando as perninhas finas da rã. Entretido com o nó de marinheiro que aprendeu com o seu irmão mais velho. Acreditou que desta vez, as danadas não iriam escapar. 
Por cada rã capturada a Dona da Quitanda iria "pagar" com linhas de pipa, papel de seda, cola, bolas de gude, balas e até algumas vezes dava um "mineirinho"*, mas isso dependia do humor daquela senhora, sem contar que a fiada tinha que ser de rãs graúdas. Havia dias que a barganha era difícil, "Oh! mulherzinha dura na queda!" reclamava o menino. Concentrado no seu trabalho o garoto, dizia consigo "este nó tem que dar certo", essa certeza interna era motivada pelo desejo de trocar "meia dúzia das graúdas" pelo tabuleiro de jogo de botão que a Dona acabara de pendurar na porta do seu estabelecimento aquele dia.

Lu Ribeiro 


Nota:

*mineirinho =  é um refrigerante brasileiro com extrato de guaraná e chapéu-de-couro, fabricado na cidade de São Gonçalo e distribuído principalmente no Estado do Rio de Janeiro, e encontrado com mais facilidade no comércio de Niterói, São Gonçalo e Leste Fluminense. Tradicionalmente associado à cidade de Niterói, o Mineirinho ganhou popularidade regional como referência cultural e industrial fluminense.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Síndrome de pavão

Sem Glória